"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

sábado, setembro 22

Foi num 20 de setembro... E viva o Rio Grande do Sul!



Foto de Luciano Stabel


Bandeira do Rio Grande Do Sul

Significados
Não há um concenso sobre o significado das cores da bandeira sul-rio-grandense. Algumas fontes alegam que as cores simbolizam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. Há outras que afirmam ser a bandeira uma combinação do rubroverde da bandeira Portuguesa com o aurivermelho da bandeira espanhola, o que faria todo o sentido em uma região de fronteira entre essas duas potências coloniais; há que se salientar, todavia, que à época da Revolução Farroupilha, as cores nacionais de Portugal eram o alviceleste, símbolo da monarquia, e que só mudaria para o rubroverde mais de meio século depois.

A versão mais aceita é de que o verde e o amerelo representa o Brasil e a faixa vermelha, sendo o sangue, a república e a liberdade. Portanto, está no meio do verde e do amarelo para demonstrar a separação do Rio Grande do resto do Brasil. O lema da Bandeira do Rio Grande (Liberdade, igualdade e fraternidade) é inspirada na Revolução Francesa.

Liberdade, igualdade e fraternidade
Sabe-se que o lema escrito na bandeira do estado, tanto quanto os símbolos, estão diretamente ligados à Maçonaria, haja vista que a elite gaúcha militar e política à época da Guerra dos Farrapos era, em sua maioria, maçônica.

Nenhum comentário: