"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

sábado, agosto 11

Para Pan Rio


"Mas hoje é dia de celebrar a realização do Pan. Mais do que isso, a do Para-pan. Os Jogos Parapan-americanos são um evento multidesportivo para pessoas portadoras de necessidades especiais. São realizados com base nos Jogos Pan-americanos e assim como as Paraolimpíadas baseiam-se nas Olimpíadas.

Sua origem se encontra na realização dos Jogos Pan-americanos para Paraplégicos em Winnipeg, Canadá, em 1967, quando seis países competiram em esportes de cadeiras de rodas. Os jogos das cadeiras de rodas se realizaram a cada dois ou quatro anos até 1995, quando ocorreu a realização de três eventos simultâneos na Argentina: Jogos Panamericanos de Cadeira de Rodas, em setembro, na cidade de Buenos Aires; os Jogos Panamericanos para Cegos, em novembro, também em Buenos Aires; e os Jogos Panamericanos dos Deficientes Mentais, em dezembro, em Mar del Plata.

Os primeiros Jogos Parapanamericanos formais aconteceram em 1999, na Cidade do México, com a participação de 1200 atletas de 20 países, que competiram em 4 esportes: Atletismo, Natação, Basquete e Tênis de Mesa.

Os Jogos Parapan-americanos Rio 2007 serão realizados de 12 a 19 de agosto. Será a primeira vez na história que as competições serão disputadas na mesma cidade que os Jogos Pan-americanos, com proximidade de data de realização. Outro ponto de interseção entre os dois eventos é a utilização das mesmas instalações, incluindo a vila onde ficarão hospedadas as delegações. Essa fórmula é a mesma adotada pelos Jogos Paraolímpicos, realizados sempre pouco tempo depois, na mesma cidade e pelo mesmo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos.

Está prevista nos Jogos Parapan-americanos a participação de 1.300 atletas e 700 membros de delegações, com dez esportes em disputa. Será a terceira edição oficial dos Jogos Parapan-americanos sancionada pelo IPC. Ao lado do Pan, o Parapan encherá de orgulho e admiração a cidade do Rio de Janeiro, que poderá contemplar como é belo o esporte e o esforço dos atletas, que buscam o máximo que seus corpos podem dar a partir do estado e das condições em que estejam.

Que o Parapan nos faça reformular nossos conceitos de saúde e de beleza, assim como de destreza e espírito esportivo. E que isso redunde em grande benefício de nós mesmos e de nossa cidade. Parapan, aqui vamos nós. Muita força, para-atletas!"

Maria Clara Lucchetti Bingemer
Adital