"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

domingo, junho 26

Relações sustentáveis com a Terra

    Um tema que eu considero apaixonante, além de necessário e urgente é como a Educação pode proporcionar possibilidades para o restabelecimento de Gaia (Planeta Terra). E o Sistema Montessori,  quando compreendido em todas as suas esferas, aborda esse tipo de conhecimento pois ele explora a interseção da cosmologia, ecologia, espiritualidade e consciência, o que permite trazer para o processo de aprendizagem um senso de comunidade planetária que vai de encontro com o pensamento: "pensar globalmente e agir localmente", sempre com a premissa que nós seres humanos temos esse dever de  recuperar a sustentabilidade do planeta, sendo que, conservamos ainda  intrinsecamente, um sentimento antropocêntrico, que tudo gira ao nosso redor, aonde esquecemos a interdependência de tudo e de todos.
    Frente a issso,  conforme descrito por Maria Montessori a Educação Cósmica (um dos pilares do Sistema Montessori) agrega esse pensamento sistêmico para o nascimento de um novo ser humano, com a perspectiva holística, tão esperada para essa nova era.
    Buscando subsídios para inserir isso em minha caminhada fui pesquisar sobre os dois conferencistas da VII Conferência Latino Americana que será realizada em Florianópolis,  nos dias 14, 15, 16 de julho de 2011, são eles: Philip Gang Snow e Marsha Snow Morgan.

                                        

Professora Morgan trabalhou como professora de Montessori, diretora da escola,  educadora de professores Montessori, consultora e líder da oficina. Ela tem levado estas iniciativas para a Europa, América do Sul, América do Norte e Orla do Pacífico.  Na Nova Zelândia, ela está no Trust Cidades Orgânica em Christchurch e seu principal projeto: Jardim Comestível Kids - um programa para colocar jardins de permacultura na escola do governo. O foco principal do seu trabalho é perceber os padrões sistêmicos na concepção e criação de comunidades de aprendizagem. Ela explica: “Nós somos contadores de histórias, criadores de mitos e designers de mitos. Lidar com a presente crise planetária através da educação pode proporcionar novas possibilidades para a renovação de Gaia. Sua dissertação de mestrado foi intitulada: “Uma ecogênese da Educação: Um contexto para aprendizagem.

                         


Gang  é professor Acadêmico para o programa de Mestrado em Educação (M.Ed.) e autor do livro Repensando a Educação e Educação Consciente: A Ponte para a Liberdade. Ele é o criador do Nosso Planeta, Nossa Casa, um material para explorar as relações na Terra.

    Percebe-se que os dois tem ideias afins e são comprometidos com uma sociedade sustentável, justa e pacífica em harmonia com a Terra.
    Enfim, não vejo a hora  para ouví-los e por em prática as várais manifestações que serão socializadas nesse congresso.

   Aproveito para postar um jogo ecológico muito legal, interativo que promove a conexão de todas as coisas no Cosmo. Este material foi idealizado  por Gang, o qual atualmente tem grande interesse em explorar a eco-cosmológica e suas implicações para a jornada humana.


     Retirei de um site em Inglês, portanto fiz a tradução com a ajuda do Sr Google.
Já vou sair atrás de gravuras para montar o meu kit. Posso tb comprar o original no evento mais esperado durante quase uma década...Bom!!! Isso é uma outra história que em outro momento posso até postar!


Nosso planeta, nossa casa foi projetada para ajudar crianças e adultos compreender as inter-relações que existem na Terra e no cosmos.






Os materiais demonstram como os sistemas da Terra e os ciclos trabalham em conjunto em um sistema de relações inter-dependentes. É também uma experiência em explorar os desafios ecológicos de hoje e para a busca de insights em soluções.
Nosso planeta, nossa casa é, acima de tudo, exploratória.  Ênfase é colocada no processo, conversa, e experiência como um meio de enriquecer o conhecimento e compreensão.
Os materiais são baseados na filosofia de que é mais importante ouvir o conceito de um aluno de relacionamentos do que para "dar" um aprendiz de "corrigir" as respostas. Questões tornam-se mais importante do que respostas. O processo de investigação e descoberta permite aos participantes para determinar por si mesmos como os sistemas da Terra diferentes trabalham em harmonia natural.






Nosso Planeta, Nossa Casa, tem sido usado com muitos grupos de pessoas em todo o mundo. Uma de nove anos de idade na Rússia exclamou: "Isto é como uma árvore genealógica da Terra!"  Um grupo de adultos dispostos os cartões imagem das esferas da Terra, formas de vida e atividades humanas na forma de uma espiral. Eles fizeram uma analogia entre a concha que continuamente constrói sobre si mesmo e do potencial de sistemas da Terra para crescer e dar um futuro sustentável.

Conteúdo
 O MATERIAL inclui:
Uma galáxia espiral
1 Sol
1 Atmosfera
1 Hidrosfera
1 Litosfera
1 Ciclo biogeológico

5 Reinos (Bactéria, Protoctista, Fungi, Plantae, Animali)
1 Humano
Um solo
1 Biosfera
7 Cartões representando vários aspectos da atividade humana: transporte, habitação, vestuário, comunicação, alimentos, reproduzir e amor.
16 Arrows- Essas imagens oferecem aos participantes vários aspectos da paisagem de Gaia, que lhes permite criar um contexto e significado com base na experiência e conhecimento.


Fonte: Google

Bjos Cósmicos e uma linda tarde de domingo!
Com carinho, Val