"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

domingo, julho 15

Mascote do Pan-2007



PAZ E SUCESSO PARA TODOS OS ATLETAS PARTICIPANTES!!!



PS. Ontem assisti "Munique", de Steven Spielberg-drama vivido por atletas israelenses seqüestrados por terroristas palestinos durante a Olimpíada de 1972 em Munique.
Vale a pena!! É um bom filme que reflete com propriedade sobre a violência perpétua que existe entre os povos que vivem no Oriente Médio.

13 de julho: Dia Mundial do Rock



O Dia Mundial do Rock foi instituído em 1985, quando foi realizado o festival "Live Aid", que arrecadou fundos para as vítimas da fome na Etiópia. Organizado pelo músico Bob Geldof, o festival aconteceu na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Entre as atrações do festival estavam: BB King, Phil Collins, Dire Straits, Queen, David Bowie, Black Sabbath e U2.
Além dos fundos arrecadados, o concerto também produziu a música "Do They Know It's Christmas Time at All", que reunia cantores do pop inglês dos anos 80, como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).
Em 2005,o festival recebeu o nome de “Live 8” e aconteceu nos países integrantes do G-8 e na África do Sul. O festival pedia para que os países credores perdoassem a dívida dos países africanos afetados pela fome.
Entre os artistas que participaram do festival em 2005 estavam: REM, Paul McCartney, Pink Floyd, Coldplay, Elton John e Bon Jovi.

As comemorações também chegam ao mundo dos quadrinhos. Acaba de ser lançado o álbum "Red Rocket 7: A Saga do Rock", do quadrinista norte-americano Mike Allred. A história conta as aventuras de um alienígena que se encanta pelo rock ao cair na Terra nos anos 50.
História do Live Aid
Os shows do Live Aid aconteceram no dia 13 de julho de 1985, simultaneamente em Londres, no Wembley Stadium, e na Filadélfia, no JFK Stadium, e foram transmitidos para todo o mundo. Desde então, institui-se o dia 13 de julho como Dia do Rock.

Na Inglaterra, apresentaram-se Status Quo, Style Council, Adam Ant, Boomtown Rats, Spandau Ballet, Elvis Costello, BB King, Sade, Sting, Phil Collins, Bryan Ferry, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, Who, Elton John e Queen, entre outros.

Nos Estados Unidos, tocaram Joan Baez, Black Sabbath, Run DMC, Crosby, Stills & Nash, Judas Priest, Bryan Adams, Beach Boys, Simple Minds, Pretenders e Santana, entre outros.

O evento foi a culminação de uma série de ações beneficente organizadas por Geldof, em prol das vítimas da fome, que começaram no final de 1984, com a gravação da música "Do They Know It's Christmas Time at All". O single reunia a nata do pop inglês dos anos 80, artistas como Sting, Boy George e Simon LeBon (do Duran Duran).

Geldof afirma ter se engajado na causa humanitária africana depois de assistir a uma reportagem da BBC sobre a fome na região da Eritréia.

Para administrar as arrecadações e poder promover mais ações beneficentes, Geldon fundou o Band Aid Trust, fundação administrada por ele e um grupo de curadores. Em apenas um ano, entre 84 e 85, a fundação arrecadou mais de US$ 80 milhões.

As iniciativas de Geldof geraram movimentos semelhantes em outros lugares do mundo --o mais famoso deles foi o USA for Africa, que promoveu a gravação da música "We Are the World", de Michael Jackson e Leonel Richie, com Cyndi Lauper, Bruce Springsteen, Ray Charles, Diana Ross e outros astros do pop americano.

Live8

Em 2005, no dia 2 de julho, Geldof e Bono Vox organizaram um novo evento beneficente, o Live8, que chamava a atenção para o perdão da dívida externa dos países africanos. O evento, cujo nome foi inspirado no G8 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo mais a Rússia), que se reúne anualmente.

O evento teve artistas como Björk, Madonna, Paul McCartney e o grupo Pink Floyd, entre outros, que fizeram shows em Tóquio, Berlim, Milão, Londres e outras grandes cidades do mundo.

Neste ano, no último dia 7, foi realizado outro megashow inspirado no Live Aid, o Live Earth. Encabeçado pelo ex-vice-presidente norte-americano Al Gore, o Live Earth foi realizado em oito cidades do mundo no mesmo dia, entre elas o Rio de Janeiro. O evento teve como mote a luta contra o aquecimentoglobal.

A iniciativa de Gore, porém, não contou com o apoio de Bob Geldof, do Live Aid e Live 8. Segundo o músico irlandês, faltou uma "meta final" ao evento.


Fonte: Yahoo Notícias
Uol Música