"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

segunda-feira, abril 2

A busca de novos paradigmas


Recebi de um amigo e vou socializar com vocês, afinal é primordial abandonar nossos dogmas e partir para a busca de novos paradigmas, tudo isso sem abdicar dos valores essenciais e universais e como toda a transformação tem raízes no cotidiano, não há melhor maneira de evoluir do que vivenciando, dia- a- dia, as proposições que conduzem o ser humano nesse sentido!!!


Quem mexeu no meu queijo?
(Artigo de Rogério Bastos, baseado no livro de Spencer Johnson)


Há pouco tempo fui presenteado por um amigo com o livro: “Quem mexeu no meu queijo?” Uma história sobre mudança, que se passa em um labirinto, onde quatro personagens buscam o “queijo”, que nada mais é que uma metáfora para aquilo que queremos ter na vida. O “labirinto” é onde gastamos nosso tempo procurando por aquilo que queremos.
Adaptar-se as mudanças na vida é uma condição indispensável para sobrevivência de pessoas, empresas ou qualquer entidade. Líderes bem sucedidos criam ambientes para ajudar as pessoas a mudarem e apreciarem as mudanças.
Às vezes nos acomodamos em nossas velhas crenças e estabelecemos as rotinas que não nos permitem ver que o mundo está mudando. Quando notamos, muitas vezes atrasados, que as coisas mudaram (mexeram no meu “queijo”) vem o medo. Todos os nossos medos, medo de fracassar, medo de mudar, medo de tentar, fazendo-nos perder as esperanças. Depressão, brigas, desentendimentos, trabalha-se mais e produze-se menos.
Neste caso, perde-se empregos, termina-se relacionamentos, leva-se uma organização a falência. Temos de encarar o “labirinto da vida”, mas ao vê-lo vem o medo, a duvida e a pergunta: “O que você faria se não tivesse medo?”
O medo é bom quando nos impulsiona a reagir, mas ruim quando se fica assustado e nosso avanço é impedido. Somos prisioneiros de nossos medos, pois pensamos no que pode dar errado esquecendo o que pode dar certo.
Quando rimos de nós mesmos, quando nos autocriticamos, estamos dando os primeiros passos para nos adaptarmos as mudanças. Todos sabemos que as mudanças ocorrem, por isso temos que estar preparados para nos anteciparmos, monitorando os acontecimentos que envolvem esse processo.
A adaptação é fundamental, bem como apreciar as mudanças. Devemos estar sempre preparados para mudarmos rapidamente, muitas vezes e nos precavermos dos chamados “âncoras” que sempre nos levam para o fundo, pois estabeleceram suas rotinas, se acomodaram, adormeceram e não estão preparados para as mudanças que estão surgindo.
A mudança é vital para o sucesso no futuro. Lidere mudanças na empresa, nas organizações, na escola, no seu relacionamento. Abandone a rotina do: “Ah, sempre foi assim, pra que mudar?”, dessa forma você estará contribuindo para o crescimento até mesmo das pessoas envolvidas no processo, para que estas progridam profissional e pessoalmente. Busque a diferença, porque enquanto todos vão à mesma direção no mesmo padrão, às vezes se dando mal, você estará buscando o diferencial, a excelência, estará estimulando sua equipe a buscar melhores resultados. Use o que a modernidade tem de melhor, sem precisar abandonar nossas raízes, pois já dizia o velho Jaime Caetano Braum: “Não precisamos ficar de mal com nossos avós para ficarmos de bem com os novos tempos”.