"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

segunda-feira, agosto 31

Montessori



“Evitar conflitos é obra da política, construir a paz é obra da educação”

Maria Montessori


A educadora italiana espalhou suas idéias e seu método pedagógico mundo afora e foi das pessoas que mais lutou pela conscientização internacional dos direitos da criança. Com sensibilidade feminina e equilíbrio, soube reunir em sua personalidade e em suas teorias o espírito científico (era médica por formação) e um profundo sentimento religioso centrado no BEM. Com o dom da observação e da pesquisa partiu para a prática educativa. Debruçando-se sobre a criança, sobre a sua ação espontânea, suas reações e suas aspirações, criou um método adequado ao que viu. Foi a primeira a criar mobiliário adaptado ao tamanho e às necessidades da criança, pensando não só em seu conforto e bem-estar, como na necessidade de ela ter domínio sobre o seu próprio ambiente para bem se desenvolver. Constatou o quanto a criança em nossa civilização é considerada uma intrusa, "atrapalhando" o mundo pronto e ordenado dos adultos. Assim, inventou um método de ensino em que a infância tivesse seu próprio ambiente de expansão e trabalho. Nesse sentido, sua preocupação estética é também notável: ela percebeu o quanto a beleza e a harmonia do ambiente influem sobre o psiquismo infantil, ajudando-lhe no desabrochar da mente e do coração.
Montessori atuou em dois níveis na Educação, ambos indispensáveis para um real progresso pedagógico: diretamente com crianças, oferecendo-lhes uma possibilidade concreta de terem uma escola mais feliz, e com adultos do mundo inteiro, promovendo sua educação para melhor educar.

Texto baseado nas obras de Maria Montessori.

Por Tereza Cristina Penna de Carvalho Resque
Fonte----http://www.peteleco40anos.com.br