"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

sábado, setembro 22

Dia da árvore e Primavera


Em meio às comemorações da Epopéia Farroupilha teve aí o dia da Árvore e vem despontando a tão esperada Primavera!!!


Dia da Árvore
Essa data é comemorada em 21 de setembro porque muitos povos indígenas costumavam fazer festas homenageando a natureza no início da primavera.

Entre a castanheira, o cacaueiro, o cajueiro, o ipê-roxo e o jatobá, a árvore mais importante do País é o pau-brasil.

Quando os portugueses chegaram aqui, havia tanto pau-brasil que o nosso país recebeu o nome de Brasil. A planta é cheia de espinhos e do tronco se extrai um corante vermelho. Hoje, corre risco de extinção.
E não é só do pau-brasil que temos que cuidar. Todas as árvores são importantes para nós; alias, é delas que vêm os frutos. Elas dão oxigênio para nós e grandiosas florestas!


Primavera
No dia 23 de setembro, começa a primavera. O hemisfério sul da Terra deixa o inverno para trás e recebe os raios do Sol com mais força. Tudo na natureza se agita.
Em várias regiões, as árvores se enchem de folhas novas, bichos acordam e outros voltam de viagens de migração.
No Brasil, não há tantas mudanças, mas se você reparar bem, verá que mais flores estão se abrindo e os pássaros e as borboletas parecem se multiplicar.
Bonitas e coloridas, as flores não são só de enfeite. Elas são responsáveis pela reprodução das plantas floríferas, um grupo de mais de 230 mil espécies.
E com a chegada dessa linda estação, temos que preservar ainda mais o meio ambiente.

Mariana Schmidt Vieira

Antiga bandeira farroupilha

Foi num 20 de setembro... E viva o Rio Grande do Sul!



Foto de Luciano Stabel


Bandeira do Rio Grande Do Sul

Significados
Não há um concenso sobre o significado das cores da bandeira sul-rio-grandense. Algumas fontes alegam que as cores simbolizam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. Há outras que afirmam ser a bandeira uma combinação do rubroverde da bandeira Portuguesa com o aurivermelho da bandeira espanhola, o que faria todo o sentido em uma região de fronteira entre essas duas potências coloniais; há que se salientar, todavia, que à época da Revolução Farroupilha, as cores nacionais de Portugal eram o alviceleste, símbolo da monarquia, e que só mudaria para o rubroverde mais de meio século depois.

A versão mais aceita é de que o verde e o amerelo representa o Brasil e a faixa vermelha, sendo o sangue, a república e a liberdade. Portanto, está no meio do verde e do amarelo para demonstrar a separação do Rio Grande do resto do Brasil. O lema da Bandeira do Rio Grande (Liberdade, igualdade e fraternidade) é inspirada na Revolução Francesa.

Liberdade, igualdade e fraternidade
Sabe-se que o lema escrito na bandeira do estado, tanto quanto os símbolos, estão diretamente ligados à Maçonaria, haja vista que a elite gaúcha militar e política à época da Guerra dos Farrapos era, em sua maioria, maçônica.

De volta ao meu blog...

De volta ao meu blogzinho...
Espero dessa vez conseguir mantê-lo em constante atualização....
E espero compartilhar coisas novas e bacanas!!!

Bom sábado!!!