"Tenta te orientar pelo calendário das flores, esquece por um momento os números, a semana, o dia do teu nascimento. Se conseguires ser leve, aproveite, enche tuas malas de sonho e toma carona no vento."

Fernando Campanella

domingo, junho 20

A flor mais grande do mundo - Saramago

     A Flor Máis Grande do Mundo começa com narração do próprio Saramago: As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas. Quem me dera saber escrever essas histórias. Mas nunca fui capaz de aprender. Se eu tivesse aquelas qualidades todas, poderia contar uma linda história que um dia eu inventei.

O expressivo protagonista da poética animação é um garoto, de uns sete anos, que mora num condomínio em construção. O lugar é inóspito e sem árvores. Numa tarde quente de verão, ao perseguir um escaravelho que lhe escapara, ele atravessa, encantado, um pequeno bosque e, perto dali, num lugar desmatado, encontra uma flor definhando ao sol abrasador. Com pena da flor, naquele solo ressecado, o menino faz várias viagens até um riacho, além do bosque, e traz água, nas mãos em concha, na esperança de salvá-la.

E Saramago encerra a história: Este era o conto que eu queria contar. Pena eu não saber escrever histórias para crianças. Mas ao menos ficaram sabendo como a história seria e poderão contá-la noutra maneira, com palavras mais simples do que as minhas. E talvez mais tarde venham a saber escrever histórias para crianças. Quem sabe se um dia eu virei a ler outra vez esta história, escrita por ti, que me lês, mas muito mais bonita.

A Flor Máis Grande do Mundo é uma animação capaz de tocar até o mais insensível às questões ecológicas. É um conto singelo que permite diversas leituras, releituras e até mesmo que seja reescrito, ao gosto do leitor (espectador), como sugeriu Saramago. Sem qualquer pieguice ele fala da responsabilidade de cada um para restabelecer o equilíbrio (roubado) da Natureza. A causa pode não ser nova, mas continua (cada vez mais) pertinente. Nesta fábula, não importa como a semente da consciência será lançada no solo da humanidade, mas como será cultivada. Além de gratificante entretenimento, assistir ao A Flor Máis Grande do Mundo é uma excelente oportunidade para se discutir em sala de aula, com alunos do fundamental ao pós-universitário, os valores de vida de cada um, diante de uma Terra em transe que eles irão herdar.


Fonte: Portal Cultura Infância.
Por Joba Tridente: Um Livre Pensador, um Contador de Histórias e um Artesão de Palavras e Imagens. Eu trabalho com a Palavra do Olhar e com o Olhar da Palavra para falar de Cinema, Literatura, Arte, Educação.




"e se a leitura dos contos infantis forem obrigatórias para adultos?
Seríamos capazes de aprender o que há tanto tempo vimos ensinando?"



Fantástico esse último pensamento...
Com carinho, Val